Clínica Geral

A clínica geral é a especialidade odontológica que envolve a prevenção, diagnóstico e tratamento de uma ampla variedade de doenças e desordens dos dentes e gengivas. Tem como meta a odontologia preventiva, já que os exames regulares e manutenção da saúde bucal podem impedir o desenvolvimento de sérios problemas dentários que exigem onerosos tratamentos.

Aplicação de Flúor

O flúor é o melhor aliado no combate à cárie e ajuda a manter a força dos dentes de toda a família.É um mineral natural presente em muitas fontes de água do Brasil. Pesquisas mostram que o flúor não apenas reduz cárie em adultos e crianças, como também ajuda a reparar a cárie dentária em estágios iniciais, mesmo antes de ser visível.

Placa e Tártaro

A placa bacteriana (biofilme dental) é uma película pegajosa de bactérias que se forma constantemente em nossos dentes e ao longo da margem gengival. A placa contém bactérias que causam cárie e doença periodontal, e se ela não for removida durante a escovação, ela pode endurecer (calcificar), transformando-se em cálculo, também chamado de tártaro.

Restaurações

A restauração é uma forma de fazer com que o dente afetado pela cárie volte à sua forma e sua função. O dentista considerará uma série de fatores ao escolher qual tipo de material de restauração é mais apropriado para você.

Restaurações em resina composta – A resina composta é um material usado para restauração em que sua cor coincide com a dos dentes de cada paciente. Elas são utilizadas com maior frequência. Restaurações de resina composta ligam-se diretamente à estrutura do dente, diminuindo o desgaste de estruturas sadias (como no caso de uma restauração de amálgama).

Selante

Aplicação é feita para agir como uma barreira, uma película protetora que, facilitando a limpeza dos restos alimentares e o controle da placa bacteriana, reduz o risco de essas superfícies ficarem cariadas. Os dentes posteriores, os quais usamos para triturar os alimentos, contêm fissuras e fóssulas onde os restos alimentares e a placa bacteriana ficam retidos e se acumulam – onde as cerdas das escovas não conseguem limpar. Dessa forma, o selante protege o dente e diminui o risco de cárie.

Extração de Dentes

Se um dente quebra ou é danificado pela cárie, o dentista tentará consertá-lo com uma restauração, coroa ou outro tratamento dentário. Mas, quando o dano é muito grande, pode haver a necessidade de extraí-lo.

Algumas razões comuns para a remoção de dentes, além de danos e cárie, são:

  • Algumas pessoas possuem dentes adicionais, que compromete o alinhamento dos dentes.
  • Dentes de leite (decíduos), por vezes, não caem e atrapalham a erupção dos dentes permanentes.
  • Pessoas que colocarão aparelhos ortodônticos podem precisar da extração de dentes para abrir espaço para os dentes que serão alinhados.
  • Pessoas que se submetem à radioterapia na cabeça ou pescoço podem ter de extrair alguns dentes.
  • Pessoas que recebem medicamentos contra o câncer podem desenvolver algumas infecções, pois esses medicamentos fragilizam o sistema imunológico. Dentes infeccionados podem necessitar de extração.
  • Os dentes do siso, também chamados de terceiros molares, são quase sempre extraídos antes ou depois de se irromperem na boca. Eles normalmente nascem ao final da adolescência, próximo dos 20 anos, e precisam ser extraídos caso estejam com cárie, infectados ou caso não haja espaço suficiente na boca.

Você merece o melhor sorriso! Agende agora sua avaliação.